O encurtamento dos vestidos

Quebrando o tabu de que grandes festas exigem vestidos longos, os modelos curtos são cada mais comuns neste tipo de ocasião. Mas como se deu o encurtamento desta peça fundamental no vestuário feminino?

Vestido de gala

Pretinho básico

O encolhimento se deu por períodos e movimentos sociais e culturais (artísticos), ao longo da História. Uns para demonstrar a rebeldia, já outros por necessidade econômica e versatilidade no guarda-roupa.

Os anos 20 podem serem considerados como a década da liberdade feminina. Livres dos espartilhos, usados até o final do século XIX, a mulher começava a ter mais livre-arbítrio e já se permitia mostrar as pernas, o colo e usar maquiagem. A silueta deste período era tubular, como os vestidos mais curtos, leves e elegantes, geralmente em seda, deixando braços e costas à mostra, facilitando os movimentos frenéticos exigidos pelo charleston. As meias eram em tons de bege, sugerindo pernas nuas. A mulher sensual era aquela sem curvas, seios e quadris pequenos. Isto porque a intenção estava totalmente voltada para os tornozelos.

Em 1927, o figurinista francês Jacques Doucet subiu as saias ao ponto de mostrar as ligas rendadas das mulheres – um escândalo para época.

Mas foi com o surgimento da minissaia, nos 60, que os modelitos diminuíram consideravelmente.  Como a palavra de ordem era ousar, a principal característica dessa década é mesmo a busca dos jovens por liberdade, através de um comportamento, moda, atitude que fosse característico deles. O resultado disso é o surgimento de uma moda criada especialmente para o jovem, fugindo dos padrões de elegância das décadas anteriores.

Mais de quatro décadas depois, o poder do vestido curto mantém-se inalterado. Até mesmo os looks de festa, com brilhos e paetês. É porém, vale ressaltar que peças assim causem reações tão contrárias e conservadoras em vários níveis.

Por Cristiane Serra

Anúncios

Uma resposta to “O encurtamento dos vestidos”

  1. O brilho, herança dos anos 80 « Moda Multimídia Says:

    […] Moda Multimídia Descubra a história por trás da moda « O encurtamento dos vestidos […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: